Notícias

Conheça as vantagens da tecnologia blockchain aplicada às empresas

Gigantes de vários setores adotam tecnologia baseada em segurança e velocidade

Autor: Flávia VianaFonte: Conversion

A tecnologia blockchain revolucionou o sistema financeiro! Afinal, foi ela que possibilitou a criação das criptomoedas, tão valorizadas hoje em dia. No entanto, a tecnologia não se restringe a esse setor, e tem mostrado cada vez mais novas possibilidades de aplicações para empresas dos mais diferentes ramos do mercado.

A complexa estrutura permite que dados, arquivos e criptomoedas sejam enviados e recebidos com segurança, pois estão protegidos por códigos criptografados. As transações ficam gravadas em uma espécie de livro-razão, o ledger, acessível, mas inalterável. A cada movimento, ou bloco, uma etapa é validada. A soma de validações é que garante a segurança do processo. A tecnologia entrega, portanto, transparência, rapidez, rastreabilidade, privacidade e autenticidade de dados.

Para a cadeia de suprimentos, o blockchain permite um gerenciamento em alto nível. Isso porque, a cada movimento de uma mercadoria, ocorre uma identificação precisa. Com isso, ganha-se muito em rastreabilidade e minimização de erros, pois a própria rede pode detectar falhas e disparar ações corretivas. Aplicado em grandes distribuidores, atacado ou varejo, entre outras aplicações logísticas, abre-se caminho para redução de custos, melhor coordenação de processos e informações mais confiáveis.

A gigante Amazon, por exemplo, desenvolveu sua própria ferramenta de blockchain! Ela é oferecida para outras empresas que não possuem a sua própria, garantindo assim acesso a essa tecnologia. Por meio desta ferramenta, a Nestlé lançou uma nova marca de café, que permite que o consumidor rastreie toda a cadeia de produção do produto, como onde os grãos foram plantados e torrados. IBM, Microsoft, Samsung e Santander estão entre as empresas que também já aderiram ao blockchain em seus processos.

A lógica do blockchain pode ser aplicada para pagamentos e troca de documentos importantes. Nesse sentido, é possível processar compras e vendas, fechar contratos – os chamados contratos inteligentes –, automatizar processos burocráticos que dependam apenas da validação de fatores, enfim, acelerar com uma quantidade grande de informações, coisa comum na indústria 4.0. Hoje, até mesmo governos de países como França e Alemanha apostam no blockchain como ferramenta inovadora, seja para investimento em criptomoedas, como comprar Ethereum, moeda que usa a tecnologia blockchain, seja para resolver problemas no abastecimento agrícola, por exemplo.

Como vimos, as aplicações da tecnologia são muitas – e estamos assistindo apenas ao começo dessa revolução. A adesão cada vez maior por parte das grandes corporações ao blockchain é um indicativo de que o futuro está fluindo para essa direção. Afinal, toda empresa deseja mais segurança, velocidade, mais produção e menos gastos, não é mesmo? Por isso, devemos ouvir falar cada vez mais dessa novidade!

voltar

Links Úteis

Indicadores diários

CompraVenda
Dólar Americano/Real Brasileiro5.13185.1327
Euro/Real Brasileiro5.48675.4947
Atualizado em: 23/04/2024 19:15

Indicadores de inflação

01/202402/202403/2023
IGP-DI-0,27%-0,41%-0,30%
IGP-M0,07%-0,52%-0,47%
INCC-DI0,27%0,13%0,28%
INPC (IBGE)0,57%0,81%0,19%
IPC (FIPE)0,46%0,46%0,26%
IPC (FGV)0,61%0,55%0,10%
IPCA (IBGE)0,42%0,83%0,16%
IPCA-E (IBGE)0,31%0,78%0,36%
IVAR (FGV)-0,37%1,79%1,06%