Notícias
Quais os métodos de vendas mais efetivos do mercado?
Cada modalidade de vendas é voltada a um modelo de negócio e público específicos
Boa parte dos empresários aposta nos modelos de vendas mais difundidos e seguros. Eles podem ser divididos entre aqueles com foco no consumidor final, como a venda direta e a consignada, e os outros indicados para negociações entre empresas, pois seus processos são mais longos e complexos.
Vendas Consultivas - Permite uma aproximação maior entre vendedor e o cliente, desenvolvendo um relacionamento que favorece a venda e a fidelização.
O vendedor consultivo precisa realizar um diagnóstico técnico para o potencial cliente, esclarecendo suas dúvidas e dando direcionamento para oferecer a solução que ele precisa, de forma personalizada.
Consumidores que necessitam de consultoria são mais comuns no mercado corporativo, pois o processo de compra de muitas companhias costuma ser complexo e rigoroso.
Essa modalidade também pode ser utilizada para venda de produtos complexos ou com alto custo de aquisição para consumidores finais.
Vendas Corporativas – Essas vendas devem ser sempre pautadas por argumentos racionais. O vendedor precisa estar ciente de que nenhuma organização irá comprar o seu produto sem antes passar um pente fino em suas propostas.
As negociações normalmente são realizadas por meio de reuniões executivas, com apresentação e discussão de ideias. É o tipo de trabalho que depende das equipes de marketing e comercial completamente integradas.
O interessante é a possibilidade de se criar um relacionamento de longo prazo com o público-alvo e conduzi-lo de forma sutil até o fechamento do negócio.
Vendas Consignadas - Esse tipo de negociação é uma das mais utilizadas no Brasil. Ela permite que o comerciante firme parceria com o fornecedor para pagar apenas pelos produtos que conseguiu vender.
Esse processo é benéfico para empresas cujo estoque é enxuto, pois terá uma oportunidade segura de faturar sobre o produto uma vez que não terá preocupações com despesas extras caso a mercadoria não seja vendida.
Vendas diretas – Esse é o clássico modelo cara a cara, ou contato direto com o consumidor. Os principais métodos de vendas diretas envolvem “eventos“, quando a empresa promove um evento para reunir pessoas, sejam clientes antigos ou potenciais, para oferecer seus produtos ou serviços.
Envolve “catálogo”, na qual o vendedor apresenta os seus produtos por meio de um catálogo ou revistas que descrevem o produto e também o apresentam de forma visual. As empresas que mais utilizam esse tipo de trabalho são a Natura e AVON.
Tem ainda o modelo “porta a porta”, quando o vendedor se desloca até o cliente para exibir seus produtos e vendê-los.
Links Úteis
Indicadores diários
Compra | Venda | |
---|---|---|
Dólar Americano/Real Brasileiro | 5.7947 | 5.7965 |
Euro/Real Brasileiro | 6.0976 | 6.1125 |
Atualizado em: 15/11/2024 12:56 |
Indicadores de inflação
08/2024 | 09/2024 | 10/2024 | |
---|---|---|---|
IGP-DI | 0,12% | 1,03% | 1,54% |
IGP-M | 0,29% | 0,62% | 1,52% |
INCC-DI | 0,70% | 0,58% | 0,68% |
INPC (IBGE) | -0,14% | 0,48% | 0,61% |
IPC (FIPE) | 0,18% | 0,18% | 0,80% |
IPC (FGV) | -0,16% | 0,63% | 0,30% |
IPCA (IBGE) | -0,02% | 0,44% | 0,56% |
IPCA-E (IBGE) | 0,19% | 0,13% | 0,54% |
IVAR (FGV) | 1,93% | 0,33% | -0,89% |