Notícias

App permite que consumidor envie reclamações diretamente a empresas

O app é uma versão para celular da plataforma consumidor.gov.br e facilita a resolução de conflitos entre consumidores e empresas

A plataforma consumidor.gov.br ganhou uma versão gratuita em forma de aplicativo para celulares. A plataforma permite uma interlocução direta entre os consumidores e empresas para a solução de demandas e conflitos de consumo, tudo pela internet. A nova versão está disponível para dispositivos que usam o sistema Android.

De acordo com o Ministério da Justiça, uma das motivações da atualização da plataforma foi o aumento de demandas do setor durante o isolamento social devido à pandemia do novo coronavírus.

Pelo aplicativo, os consumidores podem fazer contato direto com empresas, sem a intervenção individual do Poder Público na reclamação. O objetivo é possibilitar que o consumidor resolva problemas de forma simples, dispensando a necessidade da instauração de processo administrativo ou judicial.

A plataforma conta com uma base de mais de 2 milhões de usuários cadastrados, que já registraram mais de 2,7 milhões de reclamações. Hoje, aproximadamente 800 empresas já estão no app. Atualmente, 80% das reclamações registradas no site são solucionadas pelas empresas, que respondem às demandas em um prazo médio de sete dias.

É importante ressaltar que a ferramenta não substitui o serviço prestado pelos Órgãos de Defesa do Consumidor, que continuam atendendo os consumidores normalmente por meio de seus canais tradicionais de atendimento.

voltar

Links Úteis

Indicadores diários

CompraVenda
Dólar Americano/Real Brasileiro5.79475.7965
Euro/Real Brasileiro6.10266.1106
Atualizado em: 15/11/2024 18:59

Indicadores de inflação

08/202409/202410/2024
IGP-DI0,12%1,03%1,54%
IGP-M0,29%0,62%1,52%
INCC-DI0,70%0,58%0,68%
INPC (IBGE)-0,14%0,48%0,61%
IPC (FIPE)0,18%0,18%0,80%
IPC (FGV)-0,16%0,63%0,30%
IPCA (IBGE)-0,02%0,44%0,56%
IPCA-E (IBGE)0,19%0,13%0,54%
IVAR (FGV)1,93%0,33%-0,89%