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4 formas de usar a curiosidade inteligente para ser um líder bem-sucedido
Além de estar atento a tudo o que acontece, uma liderança de sucesso é capaz de solucionar problemas com total consciência sobre as situações
Um bom líder é dotado de habilidades que envolvem ter a consciência total sobre o que está acontecendo em uma equipe. Contudo, não basta apenas saber sobre as situações – o que é chamado de consciência situacional. É necessário encará-las com curiosidade para investigar todas as possíveis oportunidades presentes em um determinado contexto. Para isso, é importante se aliar à estratégia da curiosidade inteligente.
O conceito foi descrito pela estrategista Lisa Patrick em um artigo publicado no portal Entrepreneur. Segundo ela, esta técnica é efetiva ao unir direcionamento, foco, elaboração de estratégias e intenção. Ao colocar a curiosidade inteligente em prática, você demonstra um interesse profundo ao que está à sua frente, ao mesmo tempo em que presta atenção ao que está acontecendo nos arredores. Além disso, sua aplicação pode nos levar a pensar e agir de maneira mais criativa.
Um exemplo prático da aplicação da curiosidade criativa, segundo ela, pode ser visto em um produto criado pela P&G. A empresa lançou nos Estados Unidos o Febreze, um spray que remove odores desagradáveis, como cheiro da fumaça de cigarro ou de excretos de animais em tecidos. À primeira vista, diz ela, o produto foi um fracasso: as pessoas que já estão habituadas a viver com cheiros ruins nem sempre percebem sua presença.
Para virar o jogo, os desenvolvedores adicionaram um perfume ao produto e passaram a comercializá-lo como um spray para ser usado após as faxinas. O fracasso do “eliminador de odores” se tornou um sucesso assumindo o papel de “ambientador”.
A estrategista listou quatro dicas para colocar a curiosidade inteligente em prática e se tornar um líder de sucesso. Confira:
1. Procure sempre fazer perguntas
Segundo Lisa Patrick, aqueles que desenvolvem e utilizam a curiosidade inteligente são empreendedores mais bem-sucedidos e costumam ser reconhecidos como líderes de pensamento. Tendo trabalhado com muitos deles, ela indica que eles estão sempre fazendo perguntas e buscando a maior quantidade de conhecimento possível.
“Não importa o setor ou nível de sucesso financeiro, eles estão sempre alerta”, salienta a especialista. Os líderes de pensamento costumam entrar em contato com problemas e soluções fazendo perguntas como “O que causou este problema? Por que essa foi a melhor solução? Quem ou o que foi afetado pela situação e de que maneiras?”
2. Tenha em mente que cada conversa é um aprendizado
Ao trabalhar com dois grandes exemplos de líderes do pensamento, Lisa Patrick notou que a cada encontro eles colocavam a estratégia em prática. Sempre procuravam saber sobre as experiências e opiniões de quem estava conversando com eles. Um deles, o treinador de vendas Tom Hopkins, ensina: “Quando você está falando, você só pode transmitir o que sabe. Quando você faz perguntas aos outros, você está aprendendo – adquirindo novos conhecimentos que lhe permitem compreender melhor as pessoas e suas necessidades”.
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