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Big idea – a mãe das boas ideias e como encontrá-la

O conselho de Aaron Swartz é a essência para você encontrar uma big idea: “seja curioso, leia tudo, tente coisas novas. O que as pessoas chamam de inteligência, se resume a curiosidade.”

A Big idea surge da curiosidade. É um conceito abstrato difícil de se explicar com palavras, mas em sua essência é algo que você sente. Ninguém sabe ao certo definir esse conceito, nem mesmo os mais famosos do marketing, mas, em linhas gerais, ela é uma ideia direta que não precisa de duas sentenças para fazer sentido. Quando ela é ouvida, impregna na sua cabeça por algum tempo.

Esse é o objetivo das big ideas: impregnar ideias na mente das pessoas, fazendo com que a sua mensagem se torne interessante. Afinal, ser interessante é bem melhor do que ser vendedor. Quando você tem uma big idea, você consegue se fazer lembrado e fica ecoando na cabeça do seu público e, posteriormente, vende para ele.

É com ela que você vai começar sua comunicação em qualquer coisa que você queira fazer no marketing e é através dela que será possível desenvolver anúncios, conteúdos e textos que corroborem com essa primeira ideia. Encontrando uma big idea, posso te dizer: você terá um marketing forte que impregna na cabeça das pessoas.

Para isso, separei alguns pontos que eu uso aqui na minha empresa e com a minha equipe que podem te ajudar a encontrar big ideas:

Elas não são um título, uma promessa nem um slogan

Ela é a ideia por trás disso, uma faísca que vem na sua cabeça. Quando você faz uma promessa ou fala demais dos benefícios, você demonstra a intenção de vender e não é esse o propósito. As big ideas muitas vezes têm um cunho emocional, aposte nos aspectos que despertam emoções. Esqueça dos verbos imperativos.

Exemplo do que NÃO é uma big idea: Tratar a ansiedade em até quatro sessões.

Exemplo de uma big idea: Ansiedade não é normal.

Elas são únicas e diretas

É uma única ideia, a ideia que vai nortear sua comunicação e que não vai falar do problema que você pode resolver e, sim, mostrar um conceito, lembrando de fazê-lo sem ressaltar benefícios ou promessas. Essas ideias precisam ser diretas para poderem impregnar - não precisa de duas sentenças para fazer sentido - se tem uma vírgula, já não é boa.

Não se apegue às suas primeiras ideias - leia, seja curioso

Para isso você vai precisar de repertório e só tem uma forma de obter isso: exercitando sua habilidade de observação - preste atenção no que acontece ao seu redor o tempo inteiro, ótimas big ideas podem sair de conversas alheias no elevador, por exemplo, experiencie coisas novas, leia sobre assuntos diversos e anote tudo para não correr o risco de esquecer.

Seja curioso, leia tudo, tente coisas novas. O que as pessoas chamam de inteligência, se resume a curiosidade.

Aaron Swartz

Pode parecer muito complicado, mas, com prática, encontrar uma big idea que impregna na cabeça do seu público e te fazem chegar até o momento de venda vai ficar cada vez mais fácil.

E lembre-se que as melhores campanhas nem falam o nome do produto, mas sim de uma única ideia que não surgiu de uma mente ultra inteligente, mas de uma pessoa curiosa.

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