Notícias

Incentivos corporativos e a influência na vida dos colaboradores

Existem empresas que vão além e oferecem um incentivo muito querido pelos colaboradores: a participação nos lucros

Existem empresas que vão além e oferecem um incentivo muito querido pelos colaboradores: a participação nos lucros

Incentivos corporativos

Os incentivos corporativos são uma excelente forma de premiar os colaboradores da sua empresa pelo bom trabalho que estão desempenhando. Isso pode ser feito por meio de diversas formas, como uma confraternização de happy hour, oferecer a possibilidade de trabalhar em regime home office ou, até mesmo, por meio da flexibilização da carga horária de trabalho.

Existem empresas que vão além e oferecem um incentivo muito querido pelos colaboradores: a participação nos lucros. Porém, para oferecer esse tipo de benefício, é preciso fazer um planejamento financeiro adequado e criar uma política transparente de pagamento.

Qual é a influência dos incentivos corporativos na vida dos colaboradores?

Quando os colaboradores são incentivados por meio da meritocracia, a tendência é que se empenhem ainda mais para alcançar melhores resultados. No caso da participação nos lucros, por exemplo, com certeza os profissionais que desejarem receber esse valor, e estiverem em condições para isso, vão trabalhar com mais empenho.

Os incentivos melhoram a qualidade de vida dos colaboradores e fazem com que eles estejam aptos a criar uma mentalidade intraempreendedora – ou seja, faz com que eles queiram e trabalhem para que a empresa cresça mais e atinja os seus objetivos.

Como a empresa deve fazer para oferecer incentivos corporativos?

O primeiro passo é entender mais sobre a legalidade dos incentivos corporativos. Eles podem ser pagos aos colaboradores de acordo com o artigo 547, § 2º, da Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT). Veja:

  • 2o As importâncias, ainda que habituais, pagas a título de ajuda de custo, auxílio-alimentação, vedado seu pagamento em dinheiro, diárias para viagem, prêmios e abonos não integram a remuneração do empregado, não se incorporam ao contrato de trabalho e não constituem base de incidência de qualquer encargo trabalhista e previdenciário.

A partir desse parágrafo, você pode perceber que é possível fazer o pagamento de prêmios e demais incentivos corporativos sem que eles integrem a remuneração do empregado, ou seja, sobre esse valor, não incidem os encargos tributários habituais.

Depois de se juntar com a equipe jurídica para verificar as melhores formas de oferecer os incentivos, é importante criar uma política clara e transparente de como eles serão pagos e sob quais condições.

Os colaboradores precisam saber o que precisam fazer para cumprir os requisitos do pagamento dos incentivos, bem como devem ser informados sobre quais serão as formas de pagamento.

Uma boa opção, nesse caso, é contar com um cartão de benefícios flexíveis que contenha as opções de incentivo que a sua empresa deseja oferecer.

Vantagens

Entre as principais vantagens de oferecer os incentivos corporativos para os seus colaboradores, podemos citar:

  • Aumento da produtividade;
  • Redução do turnover;
  • Diminuição do absenteísmo;
  • Melhora da marca empregadora;
  • Auxílio na atração e retenção de talentos.
voltar

Links Úteis

Indicadores diários

CompraVenda
Dólar Americano/Real Brasileiro5.01535.0161
Euro/Real Brasileiro5.40655.4145
Atualizado em: 28/03/2024 17:01

Indicadores de inflação

12/202301/202402/2024
IGP-DI0,64%-0,27%-0,41%
IGP-M0,74%0,07%-0,52%
INCC-DI0,31%0,27%0,13%
INPC (IBGE)0,55%0,57%0,81%
IPC (FIPE)0,38%0,46%0,46%
IPC (FGV)0,29%0,61%0,55%
IPCA (IBGE)0,56%0,42%0,83%
IPCA-E (IBGE)0,40%0,31%0,78%
IVAR (FGV)-1,16%-0,37%1,79%