Notícias
Tendência em RH: vantagens do marketing de recrutamento
Iniciativa visa aumentar as chances de atração de talentos com o perfil desejado e nutri-los de forma efetiva, incentivando o engajamento com a empresa
Recrutar pessoas e atrair o perfil ideal para cada vaga é uma tarefa que demanda planejamento e paciência. Por esse motivo, é necessário adotar medidas estratégicas e centradas no candidato, o marketing de recrutamento, por exemplo, é uma ferramenta que vem ganhando muito espaço por conta da sua estratégia que tem o poder de alcançar aqueles candidatos que são mais compatíveis com as necessidades e os valores da empresa. Diante deste cenário, Denise Asnis, co-fundadora da Taqe, plataforma especializada em recrutamento inclusivo e seleção digital, listou 6 vantagens do uso do marketing de recrutamento para atrair novos talentos. Confira a seguir:
1) Maior engajamento dos candidatos:
Com uma boa filtragem, você terá os candidatos certos durante o processo seletivo. Assim, será possível até notar que eles se tornam muito mais engajados e esforçados para conquistar a vaga. Afinal, uma das premissas do marketing de recrutamento é alcançar os melhores talentos.
2) Investimento estratégico:
As técnicas de atração do marketing de recrutamento ajudam a empresa a economizar tempo e reduzir o custo de contratação, já que os candidatos são mais alinhados com a cultura interna e o cargo. Os investimentos são direcionados para ações estratégicas com excelente potencial de retorno para a empresa.
3) Buscas e filtros estratégicos:
As buscas e filtros usados para encontrar os candidatos compatíveis com as necessidades da empresa são mais efetivos com o marketing de recrutamento. Isso diminui o tempo de contratação e otimiza o trabalho do time de recrutamento e seleção.
4) Otimiza o tempo do processo seletivo:
A estratégia ajuda a otimizar o tempo dos profissionais de RH, já que facilita a triagem e a segmentação dos candidatos, destacando aqueles que possuem um maior fit cultural com a vaga e a empresa. Essa é uma forma de também otimizar o tempo dos candidatos, já que eles chegam com mais direcionamento e preparo para a vaga em questão.
5) Equipes mais qualificadas e produtivas:
Usar o marketing de recrutamento ajuda a tornar seu processo mais eficiente e benéfico para toda a empresa. O resultado será um time cheio de colaboradores talentosos com alta produtividade. Além disso, a organização ainda apresenta avanços significativos e o turnover reduzido.
6) Reduz o turnover:
Esse tipo de recrutamento ajuda as empresas a atraírem os melhores profissionais para as vagas em aberto, o que aumenta as chances de acertar na contratação. Além disso, com a estratégia é possível reduzir a taxa de turnover, já que os potenciais colaboradores já conhecem a marca empregadora antes de sua candidatura.
Para a sócia fundadora da Taqe, Denise Asnis, inovar e buscar oportunidades de melhoria é sempre uma vantagem para as empresas “O marketing de recrutamento aparece apenas como mais uma tendência de sucesso para os resultados do departamento de recursos humanos e das empresas como um todo. Existe uma grande oportunidade aí, pois essa é uma prática que ainda não está consolidada no Brasil. Então as empresas que se antecipam e implementam essa técnica têm uma vantagem competitiva em relação aos seus competidores”, finaliza Denise.
Links Úteis
Indicadores diários
Compra | Venda | |
---|---|---|
Dólar Americano/Real Brasileiro | 6.0884 | 6.0914 |
Euro/Real Brasileiro | 6.215 | 6.2305 |
Atualizado em: 10/01/2025 20:59 |
Indicadores de inflação
10/2024 | 11/2024 | 12/2024 | |
---|---|---|---|
IGP-DI | 1,54% | 1,18% | 0,87% |
IGP-M | 1,52% | 1,30% | 0,94% |
INCC-DI | 0,68% | 0,40% | 0,50% |
INPC (IBGE) | 0,61% | 0,33% | 0,48% |
IPC (FIPE) | 0,80% | 1,17% | 0,34% |
IPC (FGV) | 0,30% | -0,13% | 0,31% |
IPCA (IBGE) | 0,56% | 0,39% | 0,52% |
IPCA-E (IBGE) | 0,54% | 0,62% | 0,34% |
IVAR (FGV) | -0,89% | -0,88% | -1,28% |